BLOG

Estações do ano na Itália

Você já pensou em morar em algum país da Europa? Então saiba que os climas podem variar muito dependendo da região onde você pretende morar ou sonha morar. 

Nesta publicação você irá saber como são os diferentes climas nas estações do ano na Itália.

 

Características das estações do ano na Itália

 

Como a Itália apresenta diversas regiões com diferentes características climáticas, uma mais bela que a outra, fica difícel escolher um lugar para visitar ou até mesmo morar.

Mas saiba que a maior parte do território italiano tem um clima mediterrânico, já que o país está localizado no centro do Mar Mediterrâneo, mas algumas regiões do país recebem outras influências climáticas, como o clima alpino e apenínico.

As características principais do clima mediterrâneo é a presença de duas estações do ano bem definidas: um verão quente e seco e um inverno com temperaturas mais baixas e maior presença de chuvas.

Já as regiões mais distantes da costa apresentam um clima muito mais frio, com muita neve no inverno e verões com temperaturas amenas.

Confira abaixo cada estação do ano e suas características:

 

Inverno

O inverno italiano, que inicia em dezembro e finaliza em março, é diferente das outras estações do ano, já que a temperatura pode variar muito em cada região do país.

Enquanto em algumas regiões mais baixas as temperaturas permanecem com mínimas próximas a 0°C, na região dos Alpes elas chegam a -15°C.

Inclusive, esta é uma das regiões preferidas pelos turistas que visitam o país em busca de muita diversão nas montanhas repletas de neve.

 

Primavera

A primavera na Itália geralmente inicia em março e finaliza em junho. Este é o período considerado por muitos turistas e moradores o mais belo e encantador, já que nestes meses é possível admirar toda a diversidade da flora e da fauna italiana.

As temperaturas costumam variar entre 15° a 20°C na maioria do território do país no auge da estação.

 

Verão

A estação mais quente do ano acontece entre o final de junho e as últimas semanas do mês de setembro na Itália.

Na maior parte do território italiano as temperaturas médias variam entre 25°C a 30°C durante os meses quentes, e também é considerado o período do ano mais seco, com exceção de algumas regiões mais altas, que podem apresentar uma maior incidência de chuva.

Esta, também, é uma estação muito aguardada por italianos e pelos turistas já que neste período do ano é possível aproveitar todas as atrações da costa do país, banhada por 5 mares diferentes.

 

Outono

O outono acontece entre os meses setembro e dezembro na Itália. Neste período as condições climáticas costumam favorecer o turismo com temperaturas muito agradáveis, que normalmente não excedem os 20°C.

A estação das folhas secas é um dos períodos preferidos pelos turistas apaixonados pela culinária italiana, tendo em vista que nesta época do ano acontecem muitos eventos gastronômicos no país, com direto a muito vinho, massas e chocolates.

 

 

Embora a Itália, assim como o Brasil, seja dividida climaticamente em 4 estações do ano, saiba que o calendário turístico do país é segmentado em 3 estações (Alta, Média e Baixa Estação), levando em consideração não apenas as características climáticas, mas também a popularidade de cada período entre os turistas.

Confira abaixo as características de cada uma das estações do ano na Itália::

 

Alta Estação

A alta estação acontece da metade de junho até a metade do mês de agosto. Essa estação é também considerado o período de férias escolares do hemisfério norte.

Por este motivo, além das temperaturas mais altas, você também encontrará preços mais altos de acomodação e passagens aéreas em todo o continente.

A boa notícia para quem deseja viajar nesta época do ano é que os meses de verão são os mais secos, ensolarados e com os dias mais longos também, o que favorece muito seus passeios, especialmente se quiser aproveitar as praias do país.

 

Média Estação

A meia estação acontece de abril até junho e de setembro até outubro. Este é um período do ano no qual apreciar as belas paisagens italianas se torna ainda mais interessante, especialmente pelos seus cenários repletos de flores ou de árvores em tons dourados.

Se você prefere ambientes menos movimentados e um clima ameno e agradável, este é o período certo para agendar sua viagem à Itália já que estamos falando de meses de meia estação, que abrangem parte da primavera e do outono.

Além disso, o outono é a época da colheita de uvas na Itália e a melhor estação do ano para explorar os 20 parques nacionais espalhados pelo país, assim como seus inúmeros eventos gastronômicos.

 

Baixa Estação

A baixa estação abrange os meses de novembro até março e é o período que abrange todo o período de baixas temperaturas no país.

Durante estes meses, viajar para a Itália pode ser um pouco emocionante, já que nunca se sabe quais as surpresas que o clima do país pode reservar.

Nos meses de inverno, é possível que o turista encontre um cenário cinzento e frio intenso ou dias agradáveis com temperaturas moderadas. Ou seja, se este for o período da sua viagem, você terá que contar com a sorte!

 

 

E sabendo de tudo isso agora, que tal viajar ou morar na Itália? Para isso você precisará ter o reconhecimento da sua Cidadania Italiana. Entre em contato conosco e peça um orçamento completo de tudo que você irá precisar para conquistar esse sonho!