BLOG

Como e quais são os meios de transporte na Itália?

A primeira coisa quando você chega na Itália é saber como se locamover na Itália. Dependendo da cidade que você estive na Itália, você terá alguns tipos de transportes fantásticos que iremos mostra em detalhes aqui nesse texto.

Existem muitos tipos de meios de transporte público diferentes para se deslocar de um lugar para outro na Itália. No entanto, sua disponibilidade e a frequência ​​variam muito de cidade para cidade.

Por isso, ônibus, trens ou metrô podem ser uma excelente opção para uns, enquanto outros precisam se valer de veículos particulares, como carros, motos ou bicicletas para se deslocar em cidades menores.

 

METRÔ NA ITÁLIA

As cidades italianas com linhas de metrô, em ordem de maior malha metroviária para a menor, são:

- Milão, com 96,8 km de extensão;
- Roma, com 59,4 km;
- Nápoles, com 30,8 km;
- Turim, com 15,1 km;
- Bréscia, com 13,7km;
- Catânia, com 8,8 km;
- Gênova, com 7,1km.

Algumas cidades oferecem passagens integradas de metrô e ônibus, enquanto outras cobram uma tarifa extra para a conexão. Os preços básicos variam de acordo com o número de viagens, mas existem descontos para crianças, estudantes e idosos.


ÔNIBUS URBANOS NA ITÁLIA

Geralmente, os ônibus urbanos não circulam nos centros das grandes cidades italianas, mas servem como conexão entre as linhas de metrô e bairros mais distantes, aeroportos, cemitérios e pontos turísticos importantes. Cada cidade possui a sua agência de transporte público com preços, horários e trajetos específicos.

Em Roma, a agência responsável pelo transporte público é a ATAC (Azienda Tramvie e Autobus del Comune di Roma). Na capital italiana, os ônibus urbanos também circulam em rotas turísticas, sendo mais uma opção para quem quer conhecer a fundo a história do país.

Em Milão, os serviços de transporte público são oferecidos pela ATM (Azienda Trasporti Milanesi). Além dos ônibus tradicionais, a cidade oferece também o Filobus, ônibus sanfonado com maior capacidade de passageiros, e o Radiobus, um ônibus menor que atende bairros de periferia em um sistema de agendamento, parecido com os ônibus fretados no Brasil.

Uma dica muito importante, compre sua passagem de ônibus antes do dia da partida. É possível fazê-lo pela internet ou, ainda mais simples, em qualquer tabacaria da cidade.

Em alguns trajetos interurbanos, a passagem pode ser comprada diretamente com o motorista, mas o preço costuma ser mais alto do que aquele praticado nas tabacarias.

Nos ônibus urbanos, o viajante deve embarcar sempre pela porta frontal do veículo e validar seu ticket ao embarcar. Basta aproximar o bilhete da máquina de validação e aguardar a confirmação.

Outra informação muito importante que você deve saber, guarde o seu bilhete toda a viagem para fins de apresentação no caso de fiscalização.

Assim que subir nos meios de transporte, valide o seu bilhete. Geralmente há três máquinas nos ônibus: uma na frente, uma no meio e uma nos fundos do ônibus.

 

AVIÃO NA ITÁLIA

O avião é um excelente meio de transporte para percorrer longas distâncias em pouco tempo. Graças a ele, é possível ir do Brasil à Europa, por exemplo, em menos de um dia. Para fazer viagens curtas, no entanto, é preciso considerar alguns fatores antes de optar pela viagem aérea.

É preciso fazer check in, despachar bagagem, passar pelo detector de metais e mostrar o passaporte antes de embarcar no avião. Ao chegar no aeroporto de destino, é preciso esperar para sair da aeronave e para pegar as bagagens despachadas. E com essa pandemia, meios de segurança para verificação de vacinas e a saúde de cada passageiro também foram adotadas.

Toda a burocracia envolvida nas viagens de avião demandam tempo, por isso, é muito importante que o passageiro chegue com bastante antecedência no aeroporto.

Os aeroportos costumam ficar longe do centro das cidades. Isso significa que é preciso programar um tempo razoável para chegar ao local de onde o avião irá decolar e para ir até o hotel na chegada na cidade de destino.

Uma das coisas que acontecem também é que os aviões atrasam com mais frequência do que outros meios de transporte, o que pode prejudicar parte do roteiro programado.

Todos estes pontos podem interferir no tempo da viagem. De modo geral, considera-se que uma viagem de até seis horas de trem ou de carro, não vale a pena ser feita de avião, visto que a burocracia, a antecedência e a distância do aeroporto fazem com que a viagem aérea não seja tão rápida quanto parece.

Também é preciso considerar o custo envolvido: uma passagem de avião pode ser mais cara do que a tarifa de outros meios de transporte. É preciso pesquisar e comparar para garantir o máximo de economia.


CARRO NA ITÁLIA

Uma viagem de carro na Itália é o modo que muitas pessoas preferem para conhecer melhor as belezas do país, pois muitos lugares, como praias, burgos, sítios arqueológicos, colinas, etc., só são acessíveis com esse meio de transporte.

Em muitos casos, alugar um carro pode ser sinônimo de economia em relação à quantidade de passageiros, comodidade e mais liberdade de horário porque não há nenhuma hora fixa para chegar ou sair de algum lugar, como para quem opta por viajar de trem ou de avião.


TREM NA ITÁLIA

O diferencial da Itália, que alguns brasileiros podem estranhar, é sua malha ferroviária. Os trens italianos não só transportam boa parte das mercadorias do país, mas também são usados por passageiros que buscam rapidez, conforto e um transporte confiável entre regiões, sem grandes imprevistos.

Os trens também complementam as redes de metrôs dos grandes centros, transportando moradores de regiões metropolitanas às universidades e locais de trabalho e é um excelente transporte público na Itália. Para quem quer viajar para Itália a turismo, eles são uma ótima opção, pois garantem belas paisagens durante o trajeto.

A malha ferroviária italiana é dividida em três linhas principais:

  • As linee fondamentali, que conectam as principais cidades da Itália. Elas contam com um tráfego elevado e, por isso, contam com um bom investimento, que garante a sua infraestrutura. Ao todo, possuem 6131 km de extensão;
  • As linee complementari, que atendem os centros regionais, de médio e pequeno porte. Essas linhas possuem baixo tráfego e, geralmente, não são atendidas pelas grandes companhias de trens;
  • As linee di nodo, que unem as linhas fondamentali e complementari próximo aos centros metropolitanos. Essa rede ferroviária tem 936 km de extensão.

Além das linhas de trem tradicionais, a Itália conta também com uma linha de alta velocidade, que transporta passageiros entre as maiores cidades do país.

A principal companhia de trem é a Trenitalia, gerida pelo governo italiano. Ela atua ao nível nacional, ligando as principais cidades como Roma, Milão, Veneza, Nápoles e Turim, além de atender centros regionais de médio porte.

A Trenitália opera nas linhas de alta velocidade com os trens Freccierosse, que atingem, em média, 300km/h. Outra companhia com trens em alta velocidade é a Italo, uma empresa privada, que traz passagens mais baratas. No entanto, ela atende menos destinos.

As passagens de trem variam conforme o horário, o número de paradas e a linha escolhida, seja ela a comum ou de alta velocidade. O site da Trenitália vende passagens que incluem conexões e traslado de ônibus, caso necessários.


TÁXI NA ITÁLIA

Os táxis na Itália, dependendo da região, são muito disputados. A média de espera de táxis pode chegar a 2 horas para as regiões próximas aos aeroportos e nas estações de trem.

Para chamar um táxi, você poderá enviar uma mensagem, com a cooperativa 3570, para o número: 366-6730000. Porém esta dica só funciona se você estiver com um chip de celular italiano, porque a cooperativa envia uma mensagem de volta.

Mas caso você não queira comprar um chip italiano, você pode simplesmente utilizar um aplicativo de táxi, como por exemplo: "appTaxi", "itTaxi" ou o "MyTaxi".

Se você está se perguntando pelo Uber, sinto lhe informar mas o Uber parece que "não pegou" na Itália. Está disponível em apenas algumas cidades, como Roma e Milão, porém por sofrer muitas regulamentações, é um serviço caro e menos eficiente.

 

BIKES NA ITÁLIA

As bicicletas também são muito populares, especialmente no norte da Itália, e são parte integrante do modo de vida italiano.

Isso mesmo! Não é difícil encontrar italianos bem vestidos sentados no selim de uma bicicleta igualmente charmosa.

Entre as vantagens, a bicicleta permite que você visite muitos lugares históricos e outras atrações sem os inconvenientes que mencionamos acima em relação ao carro.

O lado ruim é que nem todas as cidades italianas possuem ciclovias, como Roma, por exemplo.

De toda forma, a bicicleta é o meio de transporte ideal para quem não precisa encarar longas distâncias: é econômico, não tem custos de combustível, nem impostos relacionados ao seu uso. Além disso, não polui e pode ser mais rápido do que o carro e o transporte público se a rota for muito movimentada.


APLICATIVOS E SITES ÚTEIS PRA VOCÊ SE LOCOMOVER NA ITÁLIA

Para finalizar, deixaremos aqui uma lista de aplicativos e websites que poderão ser muito úteis caso você tenha dificuldades de se locomover na Itália:

  • Trenitalia: Através do aplicativo da empresa que controla e regula o sistema ferroviário italiano, é possível fazer consultas, ver onde está a estação mais próxima, comprar o bilhete e acompanhar o deslocamento do trem em tempo real.
  • Italo treno: Outra linha de trens (também em inglês), com ofertas excelentes e baratas, os trens são muito confortáveis.
  • Trenit: aplicativo italiano desenvolvido para informar horários e preços de trens na Itália.
  • Moovit: aplicativo com mapas e horários de ônibus, trem e metrô na Itália, com valores e comparadores de tempo estimado de trajeto.
  • Autostrade.it: o site italiano com informação atualizada sobre o tráfego é uma excelente bússola para quem viaja de carro.
  • Google Maps: O tão famoso e talvez um dos melhores apps para você se guiar onde quer ir e encontrar as melhores opções de transporte.
  • Portale Frecce: Aos que forem utilizar o Frecce, o trem de alta velocidade, este app disponibiliza serviços de entretenimento – como jogos, filmes ou revistas digitais – a bordo do trem.