BLOG

Você já ouviu falar sobre os COMITES?

Conheça mais sobre eles e entenda a importância de votar em seus membros.

Cidadão italiano: as votações acontecem em 03/12/2021 e o prazo final para se cadastrar para votar é 03/11/2021. Corra!

  • O que são?

Os COM.IT.ES (Comitês dos Italianos no Exterior) são órgãos que representam as exigências dos cidadãos italianos no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares. Os COMITES podem representar instâncias da coletividade italiana residente na circunscrição consular, junto às autoridades e instituições locais. Além disso, ainda contribuem para a identificação das exigências de desenvolvimento social, cultural e civil da sua comunidade.

  • Quem são?

Cada circunscrição consular possui um COMITES.

No Brasil, há 7 circunscrições:

Belo Horizonte, Brasília, Curitiba , Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Portanto, no Brasil, existem 7 COMITES.

  • Qual é a sua composição?

A quantidade de membros dos COMITES é calculada de acordo com a quantidade de cidadãos italianos residentes na circunscrição consular:

  • 12 membros – para a cisrcunscrição com até 100.000 cidadãos italianos;
  • 18 membros – para a cisrcunscrição com mais de 100.000 cidadãos italianos.
  • Como são escolhidos os membros dos COMITES?

São eleitos pela população residente na circunscrição consular. Possuem mandato de cinco anos. Não recebem salário.

  • Quais as suas principais funções?

As principais funções dos COMITES são:

  • manter os laços culturais com a Itália, informar o Consulado e o Governo Italiano sobre as necessidades da comunidade e dar parecer cidadãos italianos que residam fora do país.
  • promovem iniciativas aos assuntos ligados a vida social, cultural, assistência social e outras demandas da comunidade italiana, em parceria com a autoridade Consular e as Entidades, Associações e Comitês atuantes na circunscrição.
  • cooperar com a autoridade consular cuidando dos direitos e interesses dos cidadãos emigrados, além de contribuir para o estreitamento das relações Brasil-Itália.

elegem os conselheiros do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior). Esta é a entidade de representação das comunidades italianas no exterior perante todas as entidades que desenvolvem políticas de interesses da comunidade italiana no exterior

 

Para você que já é cidadão italiano, segue o link do passo a passo de como solicitar a cédula de votação para a renovação do Comites via FAST.IT, lembrando que as votações acontecem em 03/12/2021 e o prazo final para se cadastrar para votar é 03/11/2021:

https://comites.org.br/confira-o-passo-a-passo-para-solicitar-a-cedula-de-votacao-para-a-renovacao-do-comites-via-fast-it/

 

 

 

FONTE: site: www.comites.org.br