BLOG

Conheça 35 Curiosidades sobre a Itália

História da Itália



1. A universidade mais antiga da Itália é a University of Bologna, fundada em 1088, também considera a mais antiga do mundo ocidental. Atualmente, ela tem cinco campi e é formada por 11 escolas, 32 departamentos e 12 centros de pesquisa e treinamento. Além disso, a Universidade oferece 71 programas acadêmicas internacionais, 47 ministrados na língua inglesa.

2. Acredita-se que Poveglia, uma ilha em Veneza, seja tão assustadoramente assombrada que ela não é aberta à visitação. Apesar de ser lindo, o lugar já foi palco de disputas entre venezianos e genoveses e, depois, serviu como centro de quarentena para navios que desembarcavam em Veneza e hospedou pessoas com doenças infecciosas. A sua última serventia foi um hospital para idosos que fechou suas portas em 1968. Há boatos de que realizavam experimentos com doentes mentais na ilha, inclusive lobotomia, e várias histórias de antigos pacientes atormentados por fantasmas.

3. Em um museu de Florença, você pode visitar o dedo médio, o dedão e o dente de Galileu Galilei. O físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano viveu entre 1564 e 1642 e se formou na Universidade de Pisa. Os seus restos mortais foram encontrados sem querer por um colecionador de arte em 2010 e levados à sua cidade natal, Florença, onde ficaram expostos no Museu Galileu.

4. Ferrari é o sobrenome mais comum na Itália. A palavra é o plural de “ferraro” que em italiano significa “ferreiro”, derivado do latim “ferrum”, ou ferro. Apesar de ser mais encontrado na Itália, o sobrenome Ferrari é encontrado mais no (pasmem!) Brasil!

5. A Universidade de Roma, conhecida como “La Sapienza”, é a maior da Europa, com 150.000 estudantes, e também uma das mais antigas, fundada em 1303.

6. Entre 1861 e 1985, mais de 26 milhões de pessoas deixaram a Itália à procura de uma vida melhor. Só o Brasil, entre os anos 1880 e 1930, recebeu um fluxo gigantescos de italianos que, principalmente, substituíram a mão-de-obra escrava após a abolição nas lavouras, se alocando principalmente na região sul e sudeste do país. Atualmente, há 25 milhões de descendentes de italianos no Brasil, segundo o site da Embaixada da Itália. Inclusive, no dia 21 de fevereiro, comemora-se o Dia Nacional do Imigrante Italiano!

7. O termômetro foi inventado na Itália em 1592 pelo Galileu Galilei.

8. A primeira mulher do mundo a receber um diploma acadêmico e também a primeira a se tornar doutora com um PhD foi italiana, em Pádua, em 1678.

9. Até 1999, a educação obrigatória no país ia apenas até os 14 anos.

Geografia da Itália



10. A população da Itália é a terceira mais velha do mundo, atrás apenas do Japão e da Alemanha.

11. Mais de um terço da população masculina entre 30 e 35 anos mora com os pais.

12. A população da Itália quase duplicou no século 20.

13. A Itália é o quinto país mais populoso do mundo, com 61 milhões de habitantes, e a sétima maior economia mundial.

14. Em Falciano Del Massico, uma cidade na Itália, já foi contra a lei morrer, devido a super lotação do cemitério.

15. Existe um restaurante construído em uma gruta em Polignano a Mare, chamado Grotta Palazzese.

16. Há 417 pontes em Veneza – 72 são privadas.

17. A Itália é o país com maior número de vulcões da Europa e também de praias: são mais de 7.400 quilômetros de costa litorânea, além de 27 parques marinhos. O maior vulcão em território italiano é o Mt. Etna, localizado na Sicília, e é o segundo mais ativo do mundo, atrás apenas do Mauna Loa, no Havaí, Estados Unidos.

18. O maior túnel ferroviário do mundo tem 57 quilômetros e liga a Itália à Suíça por baixo dos Alpes. Ele levou 17 anos para ser construído e foi inaugurado apenas em 2017.

19. San Marino, um país dentro da Itália, é a república mais antiga do mundo, fundada em 301 d.C.

20. O Vaticano é a única cidade-estado do mundo que pode fechar seus portões à noite. Literalmente. Ele é o menor país do mundo – oficialmente Estado da Cidade do Vaticano – e sede da Igreja Católica, localizado dentro da cidade de Roma, cercado por muros, em um território de menos de um quilômetro quadrado e população de aproximadamente mil habitantes.

Culinária italiana



21. A Itália é responsável por apresentar o sorvete ao mundo – além do café e da torta de furtas! Historiadores acreditam que Marco Polo retornou à Itália do Oriente com uma receita que se assemelhava bastante com o que hoje é chamado de sorvete (sherbet) e que posteriormente evoluiu para o doce que conhecemos hoje. No entanto, a origem do sorvete pode datar desde antes de Cristo, sem conhecimento da data ou inventor específico. Alexandre, o Grande, por exemplo, gostava de misturar neve com mel e néctar; e Cesar, durante o Império Romano costumava pedir que seus servos buscassem neve nas montanhas e misturassem-na a frutas e sucos.

22. Quando o primeiro McDonald’s foi fundado em Roma em 1986, alguns protestantes distribuíram espaguete de graça na frente da lanchonete para lembrar a população sobre a “herança culinária” do país. Mesmo com a relutância inicial, a rede milionária prosperou na Itália e hoje há mais de 500 lojas por todo o país.

23. A Itália é a segunda maior produtora de vinho do mundo, atrás apenas da França. A história da produção vinícola no país tem mais de 4.000 anos e é também uma das mais diversas de todo o planeta. Atualmente, todas as 20 regiões da Itália produzem vinho, as mais conhecidas sendo a Toscana, Vêneto, Apúlia e Piedmont.

24. Em 2008, devido a um erro técnico em um festival da uva em Marino, na Itália, saiu vinho de algumas torneiras nas casas dos habitantes da cidade – na época, começaram a dizer que era um milagre até descobriram a falha. Mas esse “milagre” existe realmente em uma fonte de vinho tinto na Itália que funciona 24 horas por dia no Caminho de São Tomé, em Abruzzo. E todos podem beber dela!

25. Os italianos foram os criadores de diversos tipos de queijo, como o parmesão, gorgonzola, muçarela, provolone e ricota.

26. Ninguém sabe exatamente quando a pizza foi inventada, mas foi em Nápoles, na Itália, que ela foi popularizada. Já, os tomates para o tão famoso e utilizado molho em massas do país vieram da América e foram introduzidos na Itália apenas em 1540.

27. A pizza marguerita surgiu como uma representação da bandeira italiana: manjericão (verde), tomate (vermelho) e muçarela (branco).

28. A Itália foi o primeiro país da Europa a usar o garfo por causa do macarrão.

Outras curiosidades



29. Na Itália, ao invés do 13, o 17 é o número de azar.

30. Os italianos valorizam muito a entidade da família, seguindo uma linha de autoridade e respeito que começa com os avós e depois os pais.

31. O lobo é o animal nacional da Itália e tem um papel importante na lenda sobre a fundação de Roma.

32. A Itália é o segundo maior vencedor da Copa do Mundo de Futebol, conquistando quatro títulos em 1934, 1938, 1982 e 2006.

33. A polícia de trânsito italiana tem duas Lamborghinis no modelo Gallardo à disposição.

34. Na Itália, há uma estátua de bronze de Jesus Cristo submersa, de 2,5 metros.

35. Em 1968, um italiano construiu uma plataforma na costa do país e se autonomeou presidente da sua micro nação. O governo conseguiu controle da plataforma e a explodiu.

 

A Itália é um país com uma cultura muito rica! Vale a pena você cada história e curiosidades desse país incrível! Para isso, tenha a sua Cidadania Italiana! Vai facilitar muito para você conhecer todos esses lugares e ainda muitos outros direitos! Entre em contato conosco e peça um orçamento!