BLOG

Como é o Natal na Itália?

Como não poderia ser diferente, no país berço do cristianismo no mundo as comemorações nesta data são muito calorosas!  

 

A tradição é bastante religiosa e muito esperada pelos italianos. Os preparativos começam no dia 8 de dezembro, dia em que é comemorada a Imaculada Conceição (ou em italiano, Immacolata Concezione). Segundo a tradição, é neste feriado que as famílias montam a Árvore de Natal e neste dia também as ruas começam a ser iluminadas e decoradas.

 

A decoração conta com luzes, pinheiros, presépios, girlandas nas portas, e meias nas lareiras. A cultura varia pelas cidades italianas, é possível encontrar muitas representações, e também encenações. Na cidade de Nápoles por exemplo, são os presépios que ganham destaque, muitos deles são feitos por artesãos locais. e lá você pode encontrar presépios clássicos e outros bem inusitados, até com artistas caracterizados de celebridades! 

 

As tradicionais feirinhas de natal também começam a ganhar forma nas principais praças italianas. Muitas cidades se enchem de barraquinhas iluminadas e coloridas, e se transformam em verdadeiras vilas antigas decoradas. Além das atrações de brinquedos e pistas de gelo,

 

 

A cada semana, são feitas leituras de passagens bíblicas, e uma vela é acesa até chegar a noite do dia 25. No fim, quatro velas juntas simbolizam o nascimento do Messias e toda a luz que ele trouxe ao mundo.

 

O Natal na Itália, assim como no Brasil, é uma data bastante esperada, e é sinônimo de alegria, paz e união. A data também é muito esperada pelas crianças, que nessa época ganham chocolates! Alguns deles feitos pelas nonnas e decorados pelas crianças, como o crespelle, san martina e o ferrapelle.

 

A ceia de Natal também é clássica,o cardápio varia de região para região. 

Em Milão, é muito comum encontrar na ceia de natal aperitivos como queijos e affettati misti, uma tábua de frios recheada de variados tipos de salames e presuntos. O que também não pode ficar de fora, além da já tradicional lasanha, é o cotechino com lenticchie, espécie de linguiça cozida com lentilhas, que pode demorar horas para ficar pronta.

Já na região sul, como na Calábria, o prato tradicional é a base de peixes. São mexilhões, bacalhau, lula entre outros. A massa também tem lugar na mesa e dentre elas, a tradicional no Natal é o Tortellini. O caldo da massa serve de base a um grande cozido, acompanhado geralmente de batatas.

Depois da fartura da comida, é hora da troca dos presentes e, à meia noite, a missa.

 

A temporada do natal chega ao fim na Itália com a Epifania, no dia 06 de janeiro. Segundo a lenda, a Befana, uma mulher muito velha e que voa em uma vassoura, visita as casas com crianças na noite entre 5 e 6 de janeiro, preenchendo as meias deixadas na lareira. As crianças que tiveram bom comportamento, recebem doces. E aquelas que não tiveram tão bom comportamento, recebem carvão! A personagem é bastante comum no folclore italiano e se assemelha bastante às funções do Babbo Natale (o Papai Noel).

 

Assim, como encerramento do ciclo natalício, é no dia da Epifania que as famílias  desmancham a árvore e as decorações natalinas. Mas muitas famílias, optam por desmonta-la apenas nos dias seguintes, para estender o clima de Natal por mais alguns dias.