Casanuova Cidadania Italiana

Como Conseguir

O primeiro passo para começar a resgatar seu ancestral italiano é falar com a sua família. Procure saber quem veio da Itália. Comece perguntando para as pessoas mais velhas e depois para pai e mãe, tios e tias, avôs e avós e daí em diante.

 

Outra fonte de informação muito valiosa são os registros civis (certidões de nascimento, casamento e óbito). Quando for solicitar uma certidão a um cartório, solicite que seja emitida em "inteiro teor", pois, além de ser uma exigência do Consulado Italiano, quando chegar o momento de legalizar, ela possuirá todas as informações contidas nos livros de registro.

 

 

 

 

Cada certidão de registro civil possui dados das certidões precedentes. Por exemplo, uma certidão de nascimento geralmente fornece várias informações dos pais e dos avós, como as datas e locais de nascimento e casamento. Da mesma forma, uma certidão de casamento também contém dados importantes sobre os registros dos noivos e dos pais dos noivos.

 

Para alguns a busca pode ser mais fácil, principalmente quando o descendente Italiano é de uma geração próxima, pois não há necessidade de revirar documentos com quase 200 anos. O fato de a família não ter mudado muito de cidade, também é um fator facilitador para encontrar todos os documentos em um mesmo local. Porém, na maioria das vezes, esse é um trabalho árduo de investigação e conexão dos fatos.

 

Prepare-se para ir a cartórios, igrejas, cemitérios, pesquisar em arquivos públicos e quebrar muito a cabeça para desvendar os mistérios do passado. O que pode acabar se tornando muito prazeroso, pois a curiosidade aumenta a cada documento localizado.