BLOG

As férias de Agosto na Itália (FERRAGOSTO)

No mês de agosto, na Itália, acontece uma tradição em que grande parte dos italianos escolhem tirar suas férias nesta epóca. Isto devido ao feriado que ocorre todo dia 15/08, chamado de Ferragosto. Assim, como também se trata do auge do verão, a maioria das pessoas aproveitam para ir à praia, à montanha, aos lagos e outros lugares da Europa para curtir o calor ou fugir dele.

Origem do feriado

Ferragosto, originada do latim Feriae Augusti (Descanso de Augusto), indicava uma festa dedicada ao imperador romano Augusto (18 a.c.) e ao fim dos trabalhos agrícolas. Com o passar do tempo, passou a ser considerado um feriado católico, “Assunzione di Maria” (Assunção de Maria), comemorado do dia 15 de agosto.

 

O impacto no dia-a-dia

  • Comércios familiares: correspondem a maior parte do comércio italiano (mercadinhos, açougues, padarias, ferrrametarias, restaurantes, cafés etc) e podem ficar fechados por um período a partir do final de julho até o começo de setembro;
  • Grandes estabelecimentos: Shoppings, grandes mercados, lojas de departamentos (ex: IKEA), lojas de materiais (ex: Leroy Merlin) continuam abertos;
  • Órgãos Públicos: não param, mas os funcionários revezam em tirar suas férias, o que, consequentemente, diminui o ritmo dos trabalhos.

 

Conclusão

O Ferragosto pode causar muito transtorno para os turistas desavisados, dependendo da localização em que estiverem hospedados. Haja vista que os comunes pequenos, onde há a predominância do comércio familiar, sofrem mais com as férias de agosto.

OBS: os clientes CASANUOVA sempre ficam hospedados em residências bem loclizadas, perto de mercados grandes. Desta forma, não irão sofrer com o impacto dessa tradição italiana.