BLOG

Festa della Repubblica Italiana (Dia da República Italiana)

No dia 02 de junho de cada ano é comemorado o nascimento da república italiana, graças ao referendo de 1946, em que mais de 28 milhões de italianos foram chamados às urnas para escolher a forma de governo do país (monarquia ou repúplica) após o fim do fascismo, e com cerca de 2 milhões de votos a mais que a Monarquia, instituiu-se a República.

Em 1946, 75 anos atrás, a Itália acabava de sair da Segunda Guerra Mundial: a votação ocorreu entre os escombros oriundos dos combates, com milhares de italianos ainda espalhados pelos campos de prisioneiros em todo o mundo, províncias inteiras sob domínio militar estrangeiro e um clima que parecia próximo de uma guerra civil.

O cerimonial oficial do Dia da República prevê que o Presidente da República coloque uma coroa de louros em homenagem ao Soldado Desconhecido, no Altare della Patria, na Piazza Venezia, em Roma. Normalmente o desfile das Forças Armadas acontece ao longo dos Fóruns Imperiais de Roma, conforme a imagem de capa desta publicação.

O emblema da República Italiana é caracterizado por quatro elementos: a estrela, a roda dentada, os ramos da oliveira e do carvalho.

O ramo de oliveira simboliza a vontade de paz da nação, tanto no sentido de harmonia interna quanto de fraternidade internacional.O ramo de carvalho que fecha o emblema à direita representa a força e a dignidade do povo italiano. Os dois ramos vegetais presentes no símbolo são espécies típicas do patrimônio arbóreo italiano.

A roda dentada de aço, símbolo do trabalho, traduz o primeiro artigo da Constituição: "A Itália é uma república democrática fundada no trabalho".

A estrela é um dos objetos mais antigos do patrimônio iconográfico italiano e sempre esteve associada à personificação da Itália, em cuja cabeça brilha de forma radiante; a estrela caracterizou a primeira homenagem republicana da reconstrução, a Estrela da Solidariedade Italiana.